A Bíblia Hebraica

Tanakh
Tanakh é o nome hebraico da Bíblia. Consiste em três grupos de livros: a Torá, o Nebiim e o Ketubim. O nome Tanakh deriva das letras das três palavras. O Tanakh conta a história do pacto de Deus com seu povo.
Manto da Torá - Os pergaminhos da Torá, são cobertos por um manto e mantidos na Arca da Aliança, que fica atrás de uma cortina na sinagoga, voltada para Jerusalém.Torá
Os primeiros cinco livros da Bíblia são conhecidos como Torá. Os judeus acreditam que Deus os teria revelado a Moisés. Torá significa "direção" e "ensinamento", mas também pode ser traduzida como "lei". Além de fatos históricos, a Torá contém 613 mandamentos nos quais deve basear-se a vida dos judeus.

Nebiim
Esta seção da Biblía é conhecida como os Profetas. A primeira parte, os Velhos Profetas, apresenta lições morais e espirituais a partir de narrativas históricas. A segunda, os Novos Profetas, inclui sobretudo falas proféticas que abrangem muitos temas - das exigências morais de Deus até a profecia sobre um tempo de paz na terra em que Ele há de reinar.

Ketubim
A terceira parte da Bíblia, conhecida como Ketubim, ou Escritos, inclui uma ampla gama de diferentes tipos de texto - de narrativas históricas até a poesia dos salmos e a sabedoria dos provérbios. Os salmos são usados regularmente no culto da sinagoga e outros livros de Ketubim são lidos em dias festivos.
HaShem
Os judeus se referem a Deus como Hashem, "o Nome". Os equivalentes hebraicos das quatro letras YHWH representam o nome sob o qual Deus se deu a conhecer aos profetas. Os judeus creêm que esse nome é sagrado demais e preferem HaShem.